Obesidade X Hipertensão X Doença Renal

A alta prevalência de Hipertensão Arterial em pacientes obesos é indiscutível! Devemos ficar mais atentos ainda pois a Hipertensão além de ser uma doença silenciosa, é um dos principais fatores de risco da Doença Renal Crônica.

evite_obesidade_cuide_rins_pro-renal

OBESIDADE X HIPERTENSÃO
A OBESIDADE se relaciona com a HIPERTENSÃO por aumentar os níveis de insulina no sangue e a retenção de sódio pelos rins. Uma das causas da obesidade é a alimentação inadequada, rica em açúcares, gorduras e sal. Isso, somado ao sedentarismo, são os principais motivos pelos quais a obesidade é tão prevalente em nosso país.

O excesso de peso, principalmente quando a gordura corporal se localiza no abdômen, está extremamente ligado ao aumento da pressão arterial. Além disso a obesidade também é responsável por doenças cardiovasculares, diabetes e distúrbios metabólicos de um modo geral.

CURIOSIDADE – O que significam os números quando se determina a pressão arterial?

Movimentos do coração:

  • Número inicial: Contração para bombear o sangue. A força é máxima e esse processo é chamado de sístole.
  • Número final: Relaxamento do coração entre as contrações cardíacas. A força é mínima e esse processo é chamado de diástole.

Habitualmente uma pressão arterial acima de 140/90 é considerada alta para adultos. Para idosos (65 ou mais) a pressão acima de 160/90 é tomada como alta.

ENTENDA A HIPERTENSÃO COMO CAUSA DA DOENÇA RENAL CRÔNICA

A Hipertensão ocorre quando os vasos sanguíneos tornam-se estreitos ou rígidos, forçando o coração a bombear o sangue com mais força. Quando a força do sangue contra a parede das artérias torna-se muito alta, considera-se que o indivíduo possui pressão alta ou hipertensão arterial.

Atenção! O aumento da pressão arterial lesiona os vasos de um modo geral comprometendo vários órgãos e também os vasos sanguíneos dos rins, podendo causar nefropatia hipertensiva. O órgão fica sobrecarregado e pouco a pouco perde sua capacidade de filtragem, levando o indivíduo a Doença Renal Crônica.

Silenciosa, a DRC, só apresenta sintomas quando já se perdeu mais de 70% da função renal!
hipertensao_orgaos_afetados_pro-renal
PREVENÇÃO
A prevenção da OBESIDADE, HIPERTENSÃO E CONSEQUENTEMENTE DA DOENÇA RENAL se baseia no controle de peso, alimentação saudável, com baixas quantidades de sal e na prática regular de atividade física. Também são indispensáveis cuidados periódicos através de consultas médicas com aferição da pressão e exames preventivos: CREATININA no sangue e o exame de URINA.

Qual a prevalência de obesos? E o número de hipertensos no mundo?

Um estudo coordenado pelo professor Majid Ezzati, do Imperial College de Londres, publicado na revista médica britânica The Lancet aponta que a obesidade afeta 641 milhões de adultos ou seja, 13% da população mundial adulta e pode chegar a até 20% em 2025, se seguir o ritmo atual.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 1 bilhão de pessoas em todo mundo têm pressão alta, mas um terço desse número sabe que tem a doença.

Comunicação – Fundação Pró-Renal

Fonte: Brasil. Vigitel | Portal da Saúde | OMS | maispfizer.com.br/hipertensão | Fundação Pró-Renal

#DiaMundialdoRim #ProRenal #Saude #AvaliacaoNutricional#IMC#Diabetes #Hipertensão #Obsediade #WorldKidneyDay#Move4Kidneys#DoencaRenal #Vida #QualidadedeVida#FundacaoProRenal #Prevencao

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *