Obesidade x Diabetes X Doença Renal

materia_obesidade_diabetes_doenca_renal_pro-renal

A obesidade é um dos principais fatores para o desenvolvimento de Diabetes Tipo 2. Acredita-se, no entanto, que o aumento de peso, por si só, não garante a ocorrência da disfunção. Ele também deve estar relacionado com predisposições genéticas e/ou fatores ambientais, como por exemplo o sedentarismo.

ENTENDA! Para que ocorra a transformação de glicose em energia, a insulina deve se ligar a receptores presentes nas membranas das células, permitindo a entrada de glicose nas mesmas. O acúmulo de gordura, especialmente abdominal (ou visceral), provoca uma deficiência no número desses receptores. Essa diminuição leva a uma condição conhecida como resistência à insulina, que implica aumento da glicose circulante e consequente desenvolvimento de Diabetes Tipo 2.

E TEM MAIS…!!! A insulina atua no hipotálamo associando-se à sensação de saciedade. Quando há resistência ao hormônio no cérebro, o indivíduo come constantemente e acaba engordando.

E a relação da Diabetes com a Doença Renal?

Como consequência da diabetes, os pequenos vasos sanguíneos do organismo são lesados e o rim assim como outros órgãos como por exemplo olhos, pele, nervos, músculos, intestinos e o coração, também são afetados. O rim torna-se incapaz de filtrar o sangue adequadamente e neste caso a eliminação do excesso de sal e água do organismo torna-se mais difícil e substâncias tóxicas acumulam-se no sangue.

A insuficiência nos rins que resulta da diabetes é chamada “nefropatia” diabética, por lesar os néfrons ( O néfron é a menor unidade renal responsável pela filtração e formação da urina ).

Aproximadamente 25% das pessoas com Diabetes Tipo 1 e 5 a 10% dos portadores de Diabetes Tipo 2 desenvolve insuficiência nos rins.

Diabetes Tipo 1

O hormônio que controla o nível de glicemia (açúcar) no sangue é a insulina, e esta por sua vez é sintetizada pelo pâncreas. Na Diabetes Tipo 1, o pâncreas do paciente deixa de produzir esse hormônio, aumentando os níveis de açúcar no sangue. Por se tratar de uma doença que tem relação genética (autoimune), geralmente é diagnosticada na infância.

Diabetes Tipo 2

É o tipo mais comum de Diabetes, representando 90% dos casos. Geralmente acomete adulto acima dos 40 anos, obesos. Nesse tipo de diabetes há união de dois fatores para que ela ocorra: resistência à insulina e a diminuição da produção de insulina. Nesse caso também há uma predisposição genética que juntamente com os fatores ambientais culminam para o aparecimento da doença, já citado acima, como a obesidade e o sedentarismo.

CURIOSIDADES

Qual a prevalência de obesos? E o número de diabéticos no mundo?

Um estudo coordenado pelo professor Majid Ezzati, do Imperial College de Londres, publicado na revista médica britânica The Lancet aponta que a obesidade afeta 641 milhões de adultos ou seja, 13% da população mundial adulta e pode chegar a até 20% em 2025, se seguir o ritmo atual.

O número de adultos com Diabetes quadruplicou em todo mundo em menos de 4 décadas, chegando a 422 milhões de casos. As crescentes incidência e prevalência são atribuídas ao envelhecimento populacional e aos avanços no tratamento da doença, mas, especialmente, ao estilo de vida atual, caracterizado por inatividade física e hábitos alimentares que predispõem ao acúmulo de gordura corporal.

Comunicação – Fundação Pró-Renal

Fonte: SBN | Folha de São Paulo | OBESO | diabetes.org.br | Fundação Pró-Renal

#DiaMundialdoRim #ProRenal #Saude #AvaliacaoNutricional#IMC#Diabetes #Hipertensão #Obsediade #WorldKidneyDay#Move4Kidneys#DoencaRenal #Vida #QualidadedeVida#FundacaoProRenal #Prevencao

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *