Campanha 2019

No dia 14 de março de 2019 será comemorado o Dia Mundial do Rim, um evento anual, criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF), que reúne milhões de pessoas em mais de 150 países para conscientizar sobre a saúde dos rins. Há 14 anos, no Brasil e no mundo, inúmeros eventos são organizados para educar e alertar a população principalmente sobre a importância da Prevenção da Doença Renal, para reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença.

Mais de 10% da população mundial apresenta algum tipo de disfunção renal. Os números mais recentes mostram que a previsão é um aumento de 17% para a próxima década e que a Doença Renal já é reconhecida como um problema global de saúde pública.

Os principais grupos de riscos para o desenvolvimento da Doença Renal (perda da função renal) são os hipertensos, diabéticos, obesos, aqueles que tem histórico familiar de Doença Renal ou cardiovascular.

TEMA 2019: “SAÚDE DOS RINS PARA TODOS”.

Doença Renal: o ônus

Estima-se que 850 MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO tenham doenças renais por várias causas. As Doenças Renais Crônicas (DRC) causam pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano e atualmente são a 6ª causa de morte que mais cresce.

A Insuficiência Renal Aguda (IRA), uma importante causadora da DRC, afeta mais de 13 milhões de pessoas em todo o mundo e 85% desses casos são encontrados em países de média e baixa renda. Estima-se que cerca de 1,7 milhões pessoas morram anualmente por causa da IRA.

A DRC e a IRA são importantes contribuintes para o aumento da morbidade e mortalidade de outras doenças e fatores de risco, como por exemplo, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade, HIV, malária, tuberculose e hepatite. Além disso, a DRC e a IRA em crianças levam não somente à morbidade e à mortalidade durante a infância, mas também podem levar a questões importantes de saúde em outras fases da vida.

Sobre o que vamos alertar – 8 Dicas de Ouro:

A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO!

– Faça exercícios físicos

– Hidrate-se!

– Controle a pressão arterial

– Consulte seu médico regularmente. Faça exames preventivos!

– Não fume!

– Controle a diabetes.

– Não se automedique

– Tenha uma alimentação saudável.

– Não fume!

 

Chamamos a atenção para:

Este ano, o Dia Mundial do Rim propõe melhorar a conscientização sobre o alto e crescente número de Doenças Renais em todo o mundo e ressaltar sobre a necessidade de estratégias para a prevenção e o manejo das doenças renais.

Tem como proposta também promover a saúde da população, garantindo acesso universal, sustentável e equitativo aos cuidados de saúde de qualidade.

 

CONVITE:

Participe desta CAMPANHA! No Dia Mundial do Rim, registre seu apoio nas Redes Sociais!

No mês em comemoração ao Dia Mundial do Rim, convidamos toda a sociedade civil, governo, profissionais da saúde, educadores, empresas e profissionais para multiplicar a ideia da importância da prevenção da Doença Renal e para encorajar crianças, amigos, esportistas, colegas de trabalho e alunos das academias a fazerem o mesmo.

Este é um gesto simbólico que reforça a prática regular de exercícios físicos, a promoção de hábitos saúdaveis em geral e o cuidado com a saúde com o objetivo de reduzir a incidência da Doença Renal.