Campanha 2017

                     DOENÇA RENAL E OBESIDADE                      Estilo de Vida saudável para Rins saudáveis

Kidney Disease and Obesity

No dia 9 de março de 2017 será comemorado o Dia Mundial do Rim, um evento anual, que apresenta um tema específico a cada ano para ressaltar os riscos e cuidados que devemos ter com a saúde dos rins.

Mais de 10% da população mundial apresenta algum tipo de disfunção renal. Os números mais recentes mostram que a previsão é um aumento de 17% para a próxima década e que a Doença Renal já é reconhecida como um problema global de saúde pública.

A OBESIDADE é um fator de risco para o desenvolvimento da DOENÇA RENAL pois aumenta as chances do indivíduo adquirir a diabetes e/ou hipertensão, principais grupos de risco que propiciam a perda da função renal. Outra questão importante é que no indivíduo obeso, os rins trabalham mais, filtrando mais sangue do que o normal (hiperfiltração) para satisfazer as exigências metabólicas causadas pelo aumento do peso corporal. O aumento da função pode danificar o rim e aumentar o risco de desenvolver Doença Renal a longo prazo. Pessoas com excesso de peso ou obesas têm 2 a 7 mais chances de desenvolver a Doença Renal em comparação com as de peso normal.

Dados apontam que em 2025, a obesidade afetará 18% dos homens e mais de 21% das mulheres em todo o mundo. Em algumas nações, a obesidade já está presente em mais de um terço da população adulta e contribui significativamente para problemas de saúde pública e altos custos anuais de saúde. A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.

apoio_grpcom

 

Confira algumas fotos das ações realizadas no Dia Mundial do Rim 2017, em Curitiba!

8

dmr_pro-renal

IMG_5983

IMG_6023

Zulu Elizeu Cristiano 1

dmr_passeio_motociclistico_curitiba