Campanha 2018

RINS E SAÚDE DA MULHER

A Doença Renal Crônica (DRC) afeta aproximadamente 195 milhões de mulheres em todo o mundo e atualmente é a 8ª principal causa de morte em mulheres, causando 600 mil mortes por ano. Em 2018, o Dia Mundial do Rim e o Dia Internacional da Mulher serão marcados no mesmo dia, oferecendo a oportunidade de destacar a importância da saúde das mulheres e, em particular, a saúde renal.

De acordo com alguns estudos, a Doença Renal Crônica pode se desenvolver mais facilmente nas mulheres do que nos homens, com uma média de 14% de prevalência em indivíduos do sexo feminino e 12% no sexo masculino. De qualquer forma, o número de mulheres em diálise é mais baixo do que o de homens. Pelo menos três causas são conhecidas até agora:

• A progressão da Doença Renal é mais lenta em mulheres

 • Barreiras psico-socioeconômicas como o desconhecimento da doença levam ao início tardio ou ao não tratamento de diálise

•  Acesso desigual a recursos de saúde é um problema em países sem cuidados de saúde para todos

O transplante dos rins também é difundido de forma desigual, em vista de aspectos sociais, culturais e psicológicos: mesmo em países que fornecem o transplante e tratamento igual para homens e mulheres, as mulheres tendem mais a doar rins e não recebê-los como doação.

Lupus e Infecção Renal

Algumas Doenças Renais, como a Lúpus Eritematoso Sistêmico ou a Infecção Renal –Pielonefrite, geralmente afetam as mulheres. O Lúpus é uma doença auto-imune (o sistema imunológico do corpo ataca as próprias células e órgãos). A Pielonefrite é uma infecção grave que envolve um ou ambos os rins. As infecções renais, como a maioria das infecções do trato urinário, são mais comuns nas mulheres e o risco aumenta na gravidez.

Doença Renal e Gravidez

A gravidez em mulheres com Doença Renal avançada apresentam altas taxas de transtornos hipertensivos e partos prematuros. A fertilidade pode ser reduzida, mas a concepção é possível, mesmo que infreqüente, em diálise.

Por sua vez, as complicações relacionadas à gravidez aumentam o risco de Doença Renal como por exemplo a pré-eclâmpsia que geralmente aparece após a 20ª semana de gestação. Ela pode ser classificada como uma “disfunção dos vasos sanguíneos”, os sinais mais conhecidos são o aumento da pressão arterial e a presença de proteína na urina. Pode apresentar manifestações em vários órgãos, tais como fígado, rim, pulmões e cérebro, causando a restrição do crescimento do bebê.

O peso dessas complicações durante a gestação é elevado para as mulheres nos países em desenvolvimento, devido a falta de acesso ao cuidado pré-natal, ao manejo inadequado de mulheres com pré-eclâmpsia e a falta de disponibilidade de diálise para a Insuficiência Renal Aguda.

A pré-eclâmpsia, o aborto séptico (infecção da placenta) e a hemorragia pós-parto, são as principais causas de Insuficiência Renal Aguda em mulheres jovens.

Em mulheres transplantadas, a fertilidade pode ser restabelecida e as chances de parto bem sucedido podem acontecer. Por outro lado, as complicações são frequentemente observadas e o acompanhamento no pré-natal é sempre recomendado. Há uma clara necessidade de se levar o conhecimento da Doença Renal na gravidez, para que se possa identificar a doença em estágios não avançados e acompanhar estas mulheres durante e após o período de gestação.

Importante!!!

Este ano, o Dia Mundial do Rim e o Dia Internacional da Mulher  são comemorados no mesmo dia, oferecendo-nos a oportunidade de refletir sobre a importância da saúde das mulheres e, especificamente, a saúde renal. No seu 13º aniversário, o World Kidney Day promove o acesso acessível e equitativo à educação para a saúde, aos cuidados de saúde e à prevenção de doenças renais para todas as mulheres do mundo.

Não esqueça, o Dia Mundial do Rim 2018 é 8 de março!