Campanha 2021

TEMA 2021: “VIVENDO BEM COM A DOENÇA RENAL”

Fundação Pró-Renal promove Campanha no próximo mês de março

O objetivo da campanha é engajar pessoas já com a Doença Renal para promover a participação significativa no tratamento, com foco no autocuidado, sobrevida e qualidade de vida.

No dia 11 de março de 2021 será comemorado o Dia Mundial do Rim, um evento anual, criado há 16 anos pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF). A Campanha mobiliza milhões de pessoas em mais de 150 países para conscientizar sobre a saúde dos rins, educar e alertar principalmente sobre a importância da Prevenção da Doença Renal, com o objetivo de reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença.

 

TEMA 2021: “VIVENDO BEM COM A DOENÇA RENAL”

Ser diagnosticado com Doença Renal pode ser um grande desafio, tanto para o Paciente quanto para as pessoas do convívio. O diagnóstico e tratamento em estágios avançados da doença, têm impacto severo na Vida do Paciente e muitas vezes também dos familiares, reduzindo a capacidade para as atividades cotidianas como trabalho, viagens e socialização, enquanto causa também vários sintomas como por exemplo, fadiga, dor, depressão, prejuízo cognitivo, problemas gastrointestinais e de sono.

O objetivo do tema é promover a educação e a conscientização sobre a gestão eficaz de sintomas da Doença Renal e a capacitação do Paciente, para promover a participação significativa no processo do tratamento e na vida cotidiana. Isso exigirá que os pacientes entendam o seu papel, tenham o conhecimento necessário para serem capazes de se envolver na tomada de decisão compartilhada, bem como desenvolver as habilidades e o suporte para um autogerenciamento eficaz.

O foco principal no cuidado de Pacientes com Doença Renal envolve principalmente a equipe de saúde, cuidadores e familiares para que o Paciente mantenha o seu papel social com qualidade de Vida e para que seja possível “Viver bem com a Doença Renal”.

 

ATIVIDADES DA PRÓ-RENAL NO DMR 2021

A Pró-Renal preparou para este ano diversas atividades que serão desenvolvidas pela equipe de saúde com foco no engajamento do Paciente – e também de familiares e cuidadores, no autocuidado, qualidade e valorização da Vida.

As atividades serão realizadas na própria rotina de tratamento, com todos os cuidados necessários para a prevenção da COVID-19, conforme as orientações das autoridades de saúde.

Para o público em geral a campanha terá como foco a divulgação das informações de prevenção da Doença Renal principalmente para os grupos de riscos nas Redes Sociais e Assessoria de Imprensa.

 

SOBRE A DOENÇA RENAL CRÔNICA

Doença Renal Crônica (DRC) é uma diminuição lenta e progressiva (durante meses ou anos) da capacidade dos rins de filtrar os resíduos metabólicos do sangue.

Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples.

Grupos de Riscos – Os principais grupos de riscos para o desenvolvimento da Doença Renal (perda da função renal) são os hipertensos, diabéticos, obesos, aqueles que tem histórico familiar de Doença Renal ou cardiovascular

Funções Dos Rins – Os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, “filtrar” o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras.

 

DOENÇA RENAL EM NÚMEROS

Mais de 10% da população mundial apresenta algum tipo de disfunção renal. Os números mais recentes mostram que a previsão é um aumento de 17% para a próxima década e que a Doença Renal já é reconhecida como um problema global de saúde pública.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) cerca de 850 milhões de pessoas sofrem de Doença Renal Crônica (DRC) no mundo e 2,4 milhões delas morrem anualmente.

Mais de 130 mil brasileiros já fazem diálise e aproximadamente 15 milhões de brasileiros já apresentam algum grau de Doença Renal.

 

PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL

Cuidar da saúde de todo o organismo ajuda a proteger também a saúde dos rins! É muito importante que se conheça os fatores de risco da doença renal, pois evitá-los e tratá-los é a única maneira de prevenção.

Os principais fatores de risco são: a hipertensão arterial, o diabetes e doenças renais ou cardiovasculares. O uso de medicações nefrotóxicas e o fumo também podem comprometer a função renal. Por isso, é importante praticar exercícios físicos, controlar o colesterol, a glicose, o peso e a pressão arterial, não usar medicamentos sem indicação médica, evitar o excesso de sal e carnes vermelhas, realizar exames preventivos como o de urina e creatina e consultar o médico com regularidade.

 

AÇÕES COM O SESC PR

Feiras de Saúde
04/05/2021 – Sesc da Esquina
22/09/2021 – Sesc Água Verde
20/10/2021 – Sesc Portão
23/10/2021 – Evento de Saúde Associação dos Moradores e Amigos da Vila Jerusalém
07/12/2021 – Sesc Cascavel
09/12/2021 – Sesc Foz do Iguaçu

Palestra
26/11/2021 – Empresa Kaios Móveis Odontológicos